Ministério Público recomenda medidas de segurança para Festival de Praia em Costa Marques

Ministério Público recomenda medidas de segurança para Festival de Praia em Costa Marques

- em Destaque, Eventos
108
0

Autoridades locais e comerciantes devem adotar providências visando à organização e segurança do evento

Por RedaçãoDIÁRIO DA AMAZÔNIA

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) emitiu uma recomendação visando garantir a segurança e organização do Festival de Praia de Costa Marques, programado para ocorrer de 21 a 24 de setembro. O Promotor de Justiça Welson da Costa Rodrigues assinou o documento direcionado à Prefeitura de Costa Marques, órgãos de segurança e Conselho Tutelar.

A recomendação abrange uma série de medidas para assegurar o bem-estar dos participantes e o correto funcionamento do evento. Entre elas, está a solicitação de que o município disponibilize guarda-vidas, em cooperação com o Corpo de Bombeiros, para atender ao público, considerando a estimativa de lotação do festival. Além disso, é recomendado que se reserve espaço exclusivo para as forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Marinha e Exército.

No que diz respeito aos comerciantes presentes, o MPRO recomenda que a Prefeitura cadastre e registre os barraqueiros que estarão instalados ao longo da praia, garantindo a documentação adequada e coletando Termos de Responsabilidade pelo local. A Vigilância Sanitária Municipal também deve conduzir vistorias prévias nas barracas, com foco nas condições de higiene e qualidade dos alimentos oferecidos.

A recomendação ainda destaca a importância da instalação de banheiros químicos ao longo da praia, com a devida atenção ao descarte adequado de resíduos, evitando danos ambientais. A administração municipal deverá providenciar cestos de lixo em quantidade suficiente, assumindo a responsabilidade pela limpeza e coleta em toda a extensão da praia.

No que tange à segurança, a Polícia Militar recebeu orientações para fortalecer o patrulhamento ostensivo durante todo o festival. Além disso, foi sugerido que solicitem o apoio da Polícia Militar Ambiental, considerando que a área do evento está localizada em uma Zona de Amortecimento de Unidade de Conservação.

O Conselho Tutelar tem a responsabilidade de fiscalizar a presença de crianças e adolescentes em situação de risco, bem como notificar todos os comerciantes sobre a proibição de venda, fornecimento ou entrega de bebidas alcoólicas, cigarros ou outros produtos que possam causar dependência física ou psíquica a menores.

O Ministério Público alerta que o não cumprimento das recomendações poderá resultar na adoção de medidas legais, tanto judiciais quanto extrajudiciais. A preocupação central é garantir a segurança e a ordem durante o aguardado Festival de Praia de Costa Marques.

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

TRE-RO promoverá a Semana da Saúde 2025

Espalhe por ai: Prevenção e qualidade de vida