Militares brasileiros preveem que Exército venezuelano invadirá a Guiana pelo o mar

Militares brasileiros preveem que Exército venezuelano invadirá a Guiana pelo o mar

- em Internacional, Notícias
99
0

Militares de alta patente do Brasil acreditam que a Venezuela pode acabar invadindo a região do Essequibo, disputada com a Guiana, pelo mar, em vez de por terra.

De acordo com fontes ouvidas, a invasão terrestre seria dificultada pela selva que compõe a maior parte da fronteira entre Venezuela e Guiana, tornando o deslocamento de tropas e veículos blindados um desafio. Diante dessa situação, a alternativa mais viável seria invadir o Essequibo pela fronteira da Guiana com o Brasil, onde a vegetação é menos densa.

Entretanto, o governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já indicou que não permitirá a entrada das Forças Armadas venezuelanas pela fronteira do Brasil com a Guiana, localizada em Roraima. Essa sinalização foi reforçada pelo envio de veículos blindados pelo Exército brasileiro para a região após o referendo promovido por Maduro para anexar o Essequibo. Diante desse cenário, os militares brasileiros acreditam que a opção mais provável para Maduro seria uma invasão marítima, pelo Oceano Atlântico.

Os militares brasileiros consideram a possibilidade de intervenção dos Estados Unidos e da Inglaterra para evitar a anexação da Guiana pela Venezuela. Diante da escalada de tensões, o presidente Lula convocou o ministro da Defesa, José Múcio, para uma reunião em Brasília, buscando discutir e lidar com a situação. Antes desse encontro, Lula pretende conversar com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e com o ex-chanceler Celso Amorim ,atual chefe da assessoria internacional do presidente.

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Grave colisão ente carro e moto no bairro Jardim dos Migrantes em Ji-Paraná

Espalhe por ai: Por.idalino/cidadenativa.com.br Um grave acidente aconteceu