Flamengo vai além da confusão e domina Botafogo com dois times diferentes

Flamengo vai além da confusão e domina Botafogo com dois times diferentes

- em Colunas, Destaque, Esportes
13
0

Por Thiago Lima — Rio de Janeiro

“Não é fácil ganhar do atual campeão brasileiro e da América”, como bem disse Filipe Luís em entrevista coletiva. Feito que o Flamengo conseguiu duas vezes em 10 dias. E com dois times diferentes: 3 a 1 na Supercopa do Brasil com a cavalaria e agora 1 a 0 no Campeonato Carioca com um mistão rubro-negro.

Na noite da última quarta-feira, o Flamengo foi a campo no Maracanã com três titulares neste início de temporada (Wesley, Léo Ortiz e De la Cruz) e mais Arrascaeta, que deve voltar a figurar no time principal quando recuperar o seu melhor ritmo. Mesmo sem repetir o “amasso” que deu na Supercopa, o mistão rubro-negro dominou a maior parte de um jogo amarrado.

O primeiro tempo foi jogado quase todo no campo de ataque do Flamengo, que teve 63% de posse de bola contra 37% do Botafogo e cinco finalizações contra duas (reparem na diferença dos mapas de calor na imagem acima). O rival voltou melhor na etapa final e chegou a virar o placar das finalizações (7 a 6), mas o controle rubro-negro da partida se manteve.

O único perigo real que sofreu foi a cabeçada de Igor Jesus que Varela salvou em cima da linha, aos 28 do segundo tempo (veja no vídeo acima). Bom lembrar que o chute de Alex Telles, que Danilo corta quando a bola já havia passado de Matheus Cunha, não entra para a estatística porque o lance foi invalidado por impedimento. O Flamengo também criou pouco, mas teve duas chances claras:

A primeira logo nos primeiros segundos de jogo, quando Luiz Araújo deixou Juninho cara a cara com John, mas chutou em cima do goleiro.

Curioso que Filipe Luís se surpreendeu com a formação inicial do Botafogo, com um losango no meio de campo, e achou que a equipe melhorou após acertar os posicionamentos na parada técnica do primeiro tempo. Só que o melhor momento do Flamengo no jogo foi antes disso, quando teve a chance clara com Juninho e conseguia pressionar a saída de bola do rival.

Por ter controlado a partida pela maior parte do tempo e ter sido mais perigoso, o mistão do Flamengo teve uma vitória justa. Mas é preciso pontuar que o jogo poderia ter sido outro se De la Cruz tivesse sido expulso aos 32 minutos do primeiro tempo, após acertar com o antebraço o pescoço de Matheus Martins. E convenhamos, não seria nenhum exagero o cartão vermelho.

Scout – Flamengo x Botafogo

Quesito Flamengo Botafogo
Posse de bola 60% 40%
Finalizações (no alvo) 6 (2) 7 (3)
Chances de gol* 2 1
Passes (precisão) 534 (88%) 351 (80%)
Desarmes 7 17
Escanteios 6 4
Faltas 15 14
Impedimentos 0 4

Mas também não dá para apagar os méritos do time por um erro da arbitragem ou pela confusão generalizada no fim, que culminou nas expulsões de Gerson e Cleiton. Filipe Luís tem muito crédito em continuar tendo resultados mesmo trocando praticamente a escalação toda de uma rodada para a outra. E isso é o dedo do técnico que mais empolga a torcida desde Jorge Jesus.

Filipe Luís e jogadores aplaudem torcida do Flamengo após a vitória — Foto: Gilvan de Souza & Paula Reis / CRF

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Escola Municipal Almir Zandonadi em Ji-Paraná inaugura nova biblioteca

Espalhe por ai: Aconteceu nessa quarta-feira (12), a inauguração