Desmatamento coloca Rondônia entre os 7 estados que mais desmataram, aponta relatório

Desmatamento coloca Rondônia entre os 7 estados que mais desmataram, aponta relatório

- em Destaque, Estilo de Vida
125
0

Estado foi responsável por quase 7% de toda a área desmatada no país no último ano, colocando-o em uma indesejada sétima posição no ranking

Por Redação-SGC.

Rondônia enfrenta um preocupante aumento de 6% na taxa de alertas de desmatamento entre os anos de 2021 e 2022, conforme divulgado pelo RAD (Relatório Anual de Desmatamento no Brasil), do renomado instituto MapBiomas. Os dados, revelados na última segunda-feira (12), apontam que o estado foi responsável por quase 7% de toda a área desmatada no país no último ano, colocando-o em uma indesejada sétima posição no ranking nacional.

Os números impressionam e evidenciam a dimensão do problema. A lista dos estados mais afetados pelo desmatamento revela a seguinte ordem: Pará, com 456.702 hectares devastados; seguido por Amazonas, com 274.184 hectares; Mato Grosso, com 239.144 hectares; Bahia, com 225.151 hectares; Maranhão, com 168.446 hectares; Piauí, com 148.477 hectares; e Rondônia, com 139.531 hectares.

No que diz respeito ao número de eventos de desmatamento, Rondônia ocupa agora a quinta posição no ranking, registrando um total de 4.553 eventos, ficando atrás apenas dos estados do Pará (19.832 eventos), Acre (9.981 eventos), Amazonas (7.463 eventos) e Bahia (5.986 eventos).

A situação não é exclusiva de Rondônia, pois todo o território amazônico tem sofrido as consequências do desmatamento desenfreado. A Amazônia como um todo registrou um alarmante aumento de 56% no número de alertas de desmatamento, saltando de quase 90 mil para mais de 140 mil. A estimativa é que cerca de 136 hectares de floresta tenham sido desmatados a cada hora no último ano, o que representa uma ameaça grave ao ecossistema e à biodiversidade da região.

A agropecuária é apontada como o principal fator de pressão para o desmatamento em todo o país, sendo responsável por 97,2% do total. O garimpo e a expansão urbana também contribuem significativamente para esse cenário preocupante.

O relatório do MapBiomas também destaca a situação da capital rondoniense, Porto Velho. A maior cidade em população e em território de Rondônia ficou como o quarto município brasileiro com maior índice de desmatamento entre os anos de 2019 e 2022. Nesse período, estima-se que cerca de 132 hectares tenham sido desmatados diariamente na cidade.

À frente de Porto Velho, no ranking dos municípios mais impactados pelo desmatamento, encontram-se Lábrea (AM), Altamira (PA) e Apuí (AM).

Outros três municípios rondonienses também aparecem na lista dos 50 com maior índice de desmatamento nos últimos quatro anos: Candeias do Jamari (22º lugar), Nova Mamoré (28º lugar) e Cujubim (45º lugar).

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Candidatos e Partidos devem enviar a Prestação de Contas da Campanha Eleitoral 2024

Espalhe por ai: Prestação de Contas Final de