
Lateral-direito chegou de graça ao clube, com salário de R$ 3 mil, e hoje é um dos jogadores de maior valor de mercado do futebol brasileiro.
Por Emanuelle Ribeiro, Letícia Marques e Thiago Lima — Rio de Janeiro
Única novidade na lista de convocados do técnico Dorival Junior, Wesley cumpriu uma profecia sempre falada nos corredores do Ninho do Urubu e sustentada até mesmo nos períodos de vaias da torcida: que ele seria um dia jogador de seleção brasileira. Não é de agora que o Flamengo aposta no talento do lateral-direito, que sofreu no início da carreira para acreditarem nele.
Reprovado três vezes

Nascido em Açailândia, no interior do Maranhão, Wesley foi ainda criança para Santa Catarina e cresceu na região de Santo Antônio de Lisboa, na parte Norte de Florianópolis. Foi lá que começou a jogar bola no Clube Avante e depois foi para o Triunfo, no bairro vizinho de Sambaqui. A partir dos 10 anos começou a fazer as peneiras dos clubes profissionais e foi reprovado três vezes: duas no Figueirense e uma no Tubarão-SC.
Wesley ao lado de profissionais do Real Madrid e de outro menino que foi eleito um dos melhores — Foto: AV Assessoria de Imprensa/Agência Joga10
Em 2016, chegou a participar de uma colônia de férias do Real Madrid organizada na capital catarinense, que tinha a promessa de levar para treinar no gigante espanhol os dois jovens que mais se destacassem. Wesley e Nicolas Seibt, um ano mais novo, foram eleitos os melhores, mas a promessa não saiu do papel.
Em 2018, aos 15 anos, Wesley enfim foi aprovado em sua terceira tentativa no Figueirense e no ano seguinte disputou o Campeonato Catarinense Sub-17. Foram só cinco meses no clube, que era administrado por uma empresa terceirizada, entrou em crise e desativou suas divisões de base. O lateral então tentou o rival Avaí, onde nem conseguiu um teste para fazer, e aceitou um convite do Tubarão-SC para receber R$ 200. Após a pandemia da Covid-19, começou a treinar no profissional e fez sua estreia em janeiro de 2021, com apenas 17 anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/g/C/RxnVAuQZuoS1BnQ7iFMQ/whatsapp-image-2025-03-07-at-02.50.53.jpeg)
Wesley em ação pela base do Figueirense — Foto: Reprodução / Instagram