Conheça o peixe-pênis, iguaria asiática que é servida cru com molho apimentado

Conheça o peixe-pênis, iguaria asiática que é servida cru com molho apimentado

- em Colunas, Estilo de Vida
156
0

A tempestade que aqueceu uma praia na Argentina no início da semana trouxe consigo uma visão surpreendente e inusitada: milhares de “peixes-pênis” , também conhecidos como Urechis unicinctus , espécie de vermes marinhos de águas frias. Enquanto a descoberta pode ser surpreendente para muitos na América do Sul , na Ásia esses seres têm um lugar especial na gastronomia local.

Em países como Coreia do Sul, Japão e China, o peixe-pênis é considerado uma iguaria e apreciado cru, às vezes ainda se contorcendo, o que torna sua apresentação ainda mais inusitada. Com seu formato fálico, o preparo não envolve nenhum tipo de cozimento. A receita mais famosa inclui o acompanhamento de um molho feito com óleo de gergelim, sal e gochujang, um condimento picante, acrescentando ainda mais sabor à experiência gastronômica peculiar.

Antes de servir à mesa, o peixe-pênis passa por um cuidadoo processo de limpeza. O intestino do verme é retirado e a carne é lavada, garantindo que esteja pronto para o consumo. Apenas após essas etapas que a iguaria é cuidadosamente fatiada, pronta para ser apreciada.

Peixe-pênis é uma iguaria bastante consumida na Ásia (Crédito: Reprodução/YouTube)

Quem já teve a oportunidade de provar descrevem o sabor do peixe-pênis como “suave”, com um toque adocicado, tornando-o uma iguaria intrigante para os paladares mais curiosos.

Embora possam causar estranheza em algumas culturas, esses vermes cilíndricos são parentes dos nematóides, como os lombrigas, e de artrópodes, como os insetos e aracnídeos. Na Ásia, os pescadores costumam se reunir nas praias para colher esses seres, pois eles também servem como uma excelente isca, atraindo principalmente o peixe robalo.

Embora a aparência dos peixes-pênis seja mais comum em praias asiáticas, não é a primeira vez que são vistos em outras regiões. Em 2019, eles também foram encontrados em uma praia na Califórnia, e grupos menores foram avistados historicamente nas costas argentinas. Esses vermes têm a peculiaridade de se entrarem na areia, mas as tempestades e ondas no oceano podem levá-los para a costa, surpreendendo e despertando a curiosidade de quem os encontra.

Em suma, os peixes-pênis são um exemplo interessante da diversidade da vida marinha e das peculiaridades da culinária em diferentes partes do mundo. Seu formato intrigante e seu valor gastronômico na Ásia os tornam um fenômeno que desperta emoções e curiosidade, mesmo em locais onde sua presença é mais incomum.

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

De reprovado na base à Seleção, Wesley cumpre profecia do Flamengo; veja a linha do tempo

Espalhe por ai: Lateral-direito chegou de graça ao