Carnês do IPTU serão distribuídos em Ji-Paraná a partir do dia 10

Carnês do IPTU serão distribuídos em Ji-Paraná a partir do dia 10

- em Destaque, Economia, Geral
15
0
O pagamento em dia do IPTU possibilita uma série de investimentos na cidade
Os Correios começam na segunda-feira (10) a distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); cerca de 67 mil boletos serão entregues em Ji-Paraná. O pagamento em cota única, com 10% de desconto, tem vencimento previsto para o dia 8 de julho. Para o contribuinte que optar pelo parcelamento em quatro vezes, a primeira parcela está prevista para 10 de julho. Em Ji-Paraná, a inadimplência com o IPTU reduziu em mais de 60%, o que possibilitou ao município ampliar os investimentos em obras de infraestrutura, pavimentação, saúde, educação e assistência social, além da contrapartida em grandes investimentos previstos na cidade.
“É possível solicitar a guia de arrecadação acessando a página da prefeitura (www.ji-parana.ro.gov.br) ou pessoalmente na Gerência Geral de Arrecadação, no prédio da Subprefeitura, localizado na Avenida Ji-Paraná, nº 605, no Bairro Urupá (1º distrito). O interessado deve apresentar documentos pessoais e do imóvel”, disse Juliana Landin, gerente geral de Arrecadação (GGA).
Foram lançados mais de R$ 15 milhões em cobranças no sistema da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), mas a previsão é de arrecadar cerca de R$ 10 milhões. Não houve reajuste no valor do IPTU. O imposto, acrescido da taxa de coleta de lixo, é cobrado de todos os imóveis (residenciais ou comerciais) ou terrenos na área urbana e nos distritos de Nova Londrina e Nova Colina. O pagamento do imposto e da taxa de lixo pode ser efetuado em agências lotéricas, rede bancária ou via Pix.
As isenções podem ser solicitadas no período de 1º de agosto a 30 de novembro. O pedido é válido por cinco anos. “Os pedidos solicitados em 2019 precisam ser renovados. Entre os contribuintes que têm direito à isenção estão: portadores de deficiência física, pessoas com idade acima de 65 anos e viúvas. O contribuinte deve possuir apenas um imóvel na cidade, e é necessário o preenchimento de um formulário de isenção disponibilizado através da Gerência de Arrecadação”, afirmou Juliana Landin, gerente geral de Arrecadação (GGA).
TAXA DE LIXO
 A taxa de lixo, que se refere à coleta, transporte, remoção e destinação final de resíduos sólidos prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição, é cobrada anualmente no mesmo aviso de lançamento do IPTU. O pagamento da taxa de lixo pode ser feito em cota única ou parcelado. A cota única não conta com descontos.
Texto: Leandro Pereira
Fotos: Acervo CCS

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

INSS informa que comprovante de votação ainda não vale como prova de vida

Espalhe por ai: Circula nas redes um comunicado