
Da Redação/cidade nativa
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), por meio da 30ª Zona Eleitoral, firmou parceria com a Coordenação Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) de Ji-Paraná e realizou o Censo Indígena, no período de 21 e 22 na Aldeia Paygap, 30 e 31 de agosto na aldeia indígena Iterap e no dia 4 , 5 e 6 aldeia indígena Ikolen município de Ji-Paraná.
Na aldeia Paygap não foi possível atendimento por a internet não oferecer requisitos mínimos de conexão internet.
Funcionários e técnico do TER estveram no local por dois(2) dias seguidos mais foi em vão as tentativas.
Foram prestados todos os serviços disponíveis na Central de Atendimento do Fórum Eleitoral de Ji-Paraná, tais como emissão de título eleitoral, revisão, transferência, regularização da inscrição eleitoral e atualização do cadastro com as informações sobre a etnia das eleitoras e dos eleitores.
Por meio da Resolução n. 23.659, de 26 de outubro de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acrescentou campos no formulário de cadastro de eleitores, para identificação da pessoa indígena, da sua etnia, bem como da língua que pratica, de forma exclusiva ou concomitante com o português.
A ação teve por objetivo facilitar o atendimento às eleitoras e aos eleitores indígenas da 30ª Zona Eleitoral e possibilitar a participação ativa dos povos originários no fortalecimento da democracia. Os atendimentos foram realizados conforme descrito na tabela abaixo:
Aldeia Paygap – Araras
21 e 22 de Agosto 2023
Aldeia Iterap – Araras
30 e 31 de Agosto 2023
Aldeia Ikolen – Gavião
04 , 05 e 06 de Setembro 2023.
fotos : Didalo/cidade nativa