30ª Zona Eleitoral realizou Censo Indígena e atendeu eleitoras e eleitores do município de Ji-Paraná-RO

30ª Zona Eleitoral realizou Censo Indígena e atendeu eleitoras e eleitores do município de Ji-Paraná-RO

- em Colunas, Destaque, Geral
229
0

Da Redação/cidade nativa

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), por meio da 30ª Zona Eleitoral, firmou parceria com a Coordenação Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) de Ji-Paraná e realizou o Censo Indígena, no período de 21 e 22  na Aldeia Paygap, 30 e 31 de  agosto na aldeia indígena Iterap  e  no  dia 4 , 5 e 6 aldeia indígena Ikolen município de Ji-Paraná.

Na aldeia Paygap não foi possível atendimento por a internet não oferecer requisitos mínimos de conexão internet.

Funcionários e técnico do TER estveram no local por dois(2) dias seguidos mais foi em vão as tentativas.

Foram prestados todos os serviços disponíveis na Central de Atendimento do Fórum Eleitoral de Ji-Paraná, tais como emissão de título eleitoral, revisão, transferência, regularização da inscrição eleitoral e atualização do cadastro com as informações sobre a etnia das eleitoras e dos eleitores.

Por meio da Resolução n. 23.659, de 26 de outubro de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acrescentou campos no formulário de cadastro de eleitores, para identificação da pessoa indígena, da sua etnia, bem como da língua que pratica, de forma exclusiva ou concomitante com o português.

A ação teve por objetivo facilitar o atendimento às eleitoras e aos eleitores indígenas da 30ª Zona Eleitoral e possibilitar a participação ativa dos povos originários no fortalecimento da democracia. Os atendimentos foram realizados conforme descrito na tabela abaixo:

Aldeia Paygap – Araras

21 e 22 de Agosto 2023

Aldeia Iterap – Araras

30 e 31 de Agosto 2023

Aldeia Ikolen – Gavião

04 , 05  e 06 de Setembro 2023.

 

fotos : Didalo/cidade nativa

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Escola Municipal Almir Zandonadi em Ji-Paraná inaugura nova biblioteca

Espalhe por ai: Aconteceu nessa quarta-feira (12), a inauguração