Secretaria Estadual de Saúde prepara resolução para liberar volta dos jogos na próxima semana

Secretaria Estadual de Saúde prepara resolução para liberar volta dos jogos na próxima semana
Secretaria Estadual de Saúde prepara resolução para liberar volta dos jogos na próxima semana

Secretários aprovam protocolo da Ferj e estudam possibilidade liberar retorno do Carioca ainda nesta semana.

A Secretaria Estadual de Saúde, procurada pelo GloboEsporte.com, comunicou que preparava uma resolução para liberar a volta dos jogos de futebol, sem público, a partir da próxima semana. Pouco depois de enviar o comunicado, no entanto, a Secretaria informou que pode aprovar ainda no fim desta terça-feira a liberação para que o retorno aconteça nesta semana, o que iria de encontro com a autorização da Prefeitura do Rio e com o desejo da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e da maioria dos clube da Série A do Campeonato Carioca.

Em nota, o secretário de saúde do Rio de Janeiro, Fernando Ferry, e a secretária extraordinária de "Acompanhamento da Covid-19", Flávia Barbosa, aprovaram o protocolo técnico elaborado pela Ferj para o retorno do Estadual, alegando que as medidas dão "segurança aos atletas e aos demais profissionais que trabalharão nos eventos esportivos".

O aval, inclusive, já foi comunicado ao presidente da federação, Rubens Lopes. Às 20h desta terça-feira, haverá outro arbitral entre a Ferj e os clubes da Série A do Campeonato Carioca para bateram o martelo sobre as datas de retorno. Na segunda-feira, em uma reunião de oito horas e que terminou sem consenso, houve definição das datas, mas ainda esperava-se o "OK" as autoridades.

A ideia, decidida no arbitral, é para que Campeonato Carioca volte já nesta quinta-feira (18) com a partida entre Flamengo e Bangu. Botafogo e Fluminense, no entanto, não concordam com o retorno antes de julho e decidiram entrar na Justiça para não jogar.

Maracanã sem público — Foto: Reprodução

Maracanã sem público — Foto: Reprodução

Veja a nota inicial na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Saúde informa que está preparando uma resolução para liberar a volta dos jogos de futebol, sem presença de público, a partir da próxima semana, seguindo o estabelecido no decreto estadual número 47.112. Fernando Ferry e a secretária extraordinária de Acompanhamento da Covid-19, major Flávia Barbosa, aprovaram o protocolo técnico elaborado pela Federação de Futebol do Rio, que contém uma série de medidas de prevenção à doença. Os responsáveis acreditam que o protocolo dá segurança aos atletas e aos demais profissionais que trabalharão nos eventos esportivos. O secretário já informou sua decisão ao presidente da Federação de Futebol, Rubens Lopes".

 

Por Rodrigo Cerqueira — Rio de Janeiro