Projeto mesário voluntário ainda está recebendo inscrições

Projeto mesário voluntário ainda está recebendo inscrições
Projeto mesário voluntário ainda está recebendo inscrições

O papel dos mesários é de extrema importância para o processo democrático brasileiro. Ele é o representante da Justiça Eleitoral na mesa receptora de votos no dia das eleições.

Os eleitores maiores de 18 anos podem se inscrever para atuar nas Eleições 2020 como mesários voluntários. As inscrições podem ser feitas pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, preenchendo uma ficha ou entrando em contato por telefone com o cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito.

O papel do mesário voluntário é fundamental para a democracia e a transparência das eleições, por isso a Justiça Eleitoral em Rondônia destaca a importância desse auxiliar, buscando, assim, aumentar o percentual de eleitores que se dispõe a trabalhar, de forma voluntária, como mesários nas eleições de 2020.

Quem atua como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro de dias trabalhados e de participações em treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. É importante lembrar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas sua nomeação não é garantida; pode não haver vaga no local de votação ou ele ter algum impedimento.

Os candidatos ao programa precisam ficar atentos às restrições. Não podem ser mesários: os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, o cônjuge; membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais; funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; eleitores menores de 18 anos; e os que pertençam ao serviço eleitoral.

O papel dos mesários é de extrema importância para o processo democrático brasileiro. Ele é o re...

Democracia se faz com a participação de todos. Faça parte dessa ação e seja um mesário voluntário.

 

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO