Plantão
Ji-Paraná

Proerd atinge cem por cento dos alunos da Rede Municipal de Ji-Paraná

Publicado dia 17/11/2017 às 13h33min
Foram entregues 600 kits à coordenação do Proerd do Batalhão Tiradentes
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou na manhã desta quinta-feira, 16, a entrega de kits para o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd. Ao todo foram entregues 600 kits à coordenação do Proerd do Batalhão Tiradentes. A parceria entre a Polícia Militar e a Administração Municipal há anos tem instruído alunos da área urbana e rural a como agir para ficar longe das drogas. Este ano, Semed e PM comemoram ter levado a mensagem do Programa de combate às drogas a todas as escolas do Município com a “Caravana do Proerd”.
Os kits do Proerd são compostos por bonés, camisetas, medalhas, cartilhas, certificados e convites, tudo devidamente padronizado e com a logomarca do Programa. O Proerd já está sendo desenvolvido em todas as escolas da área urbana e rural da Rede Municipal de Ensino e tem a cerimônia de formatura marcada para o próximo dia 30, na Primeira Igreja Batista, localizada no Centro de Ji-Paraná.
Este ano o Programa atendeu cem por cento das escolas municipais, incluindo as escolas da área rural com a “Caravana do Proerd”, quando os policiais instrutores vão às escolas mais distantes e repassam as instruções em forma de “intensivão”, ou seja, abordam todos os temas do Proerd em um dia de atividades.
Participarão da cerimônia de formatura do Proerd alunos do 5º ano de todas as escolas da área urbana e mais três escolas da área rural, a Ulisses Matosinho (3ª Linha da Gleba G),a Professor Irineu Antônio Dresh (Setor Riachuelo) e a Escola Tupi (Setor Itapirema). Isto porque, conforme disse a coordenadora do Proerd do Batalhão Tiradentes, Coronel PM Elisabeth, o “intesivão” aplicado às outras escolas da área rural ainda precisa ser regularizado para que o aluno possa ser considerado um formando do Programa, o que deverá acontecer já no próximo ano.
“Tivemos esta proposta para este ano de fazer esse esforço para estender o Programa a todas as escolas do Município, mesmo não atingindo o currículo completo que é aplicado ao 5º ano, mas fazer essa compilação que chamamos de ‘intensivão’ para deixar algo, passar a mensagem para que o aluno possa trabalhar a prevenção às drogas. O relato dos policiais instrutores é de que os alunos gostaram muito, foi muito positivo e planejamos para o ano que vem, de acordo com as experiências que eles vivenciaram agora nesse semestre, aplicar todo o programa nestas escolas rurais”, explicou a Coronel, ao agradecer a parceria com a Administração Municipal.
“É um compromisso que temos com a PM, com a sociedade e com os alunos que o Prefeito (Jesualdo Pires) faz questão de reforçar no intuito de manter nossas crianças longe das drogas e sempre focadas nos estudos, num projeto de vida pautado na educação”, concluiu a secretária municipal de Educação interina, Márcia Regina de Souza.
 
Fonte: Ascom