Meio Ambiente

TRE-RO vai extinguir uso de copos descartáveis a partir do dia 12 de agosto de 2019

Publicado dia 08/08/2019 às 20h53min | Atualizado dia 14/08/2019 às 19h44min
Nas últimas décadas, os copos descartáveis passaram a ser amplamente consumidos nas organizações públicas e privadas devido à praticidade, a higiene e o baixo preço.

Todos os anos, no dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi fixada pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 15 de setembro de 1972, durante uma Conferência de Estocolmo, na Suécia. Ela objetiva conscientizar a população sobre temas ambientais e, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação dos recursos naturais.

Nas Eleições 2018, além da preocupação com a garantia de um processo eleitoral célere e seguro, a Justiça Eleitoral em Rondônia inovou com várias iniciativas sustentáveis. Pensando em como colaborar com o meio ambiente, que beneficia a todos, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) resolveu erradicar a utilização de copos descartáveis em todas as unidades da capital e interior.

Nas últimas décadas, os copos descartáveis passaram a ser amplamente consumidos nas organizações públicas e privadas devido à praticidade, a higiene e o baixo preço. Mas, o uso diário desses produtos representa um problema a mais para a natureza do planeta.

Segundo pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo. No Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%.

Dados do Programa Ambiental da ONU mostram que os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado nos oceanos. Em algumas regiões, esse elemento corresponde a 80% do lixo marinho.

Além dos problemas causados ao meio ambiente, as pesquisas também apontam que, quando aquecidos, esses copos liberam estireno, contribuindo para o desenvolvimento de cânceres, quando ingerido.

Veja cinco razões para excluir o uso de copos plásticos descartáveis:

 

1. Demoram MUITO para se decompor

O tempo de decomposição de um copo plástico está estimado entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá. É até contraditório se pensarmos que a vida útil dos copos plásticos descartáveis é tão pequena (dura não mais que alguns segundos após sair do display). Os copos descartáveis que nós utilizamos acabam sendo levados pelo vento ou caem na rede de esgoto, indo parar nos rios e mares, onde demoram gerações para se decompor.

 

2. A maioria não será reciclada

Apesar de suas características físicas os tornarem totalmente recicláveis, os componentes envolvidos na produção desses descartáveis são muito baratos, o que pode tornar a reciclagem mais cara que a própria produção de novos itens.

Devido ao seu caráter extremamente leve (as cooperativas pagam aos catadores por quilo recebido) e ao fato de ocuparem um volume muito grande para pouco peso, o retorno acaba sendo baixíssimo para catadores, cooperativas e recicladoras. Além disso, é um material que dificilmente chega às cooperativas limpo, o que pode prejudicar a reciclagem.

Lavar os itens antes do seu descarte também não é uma solução sustentável, pois, além do gasto de água para sua lavagem, eles perderiam sua principal vantagem de praticidade.

 

3. Os copos plásticos descartáveis gastam mais água

Segundo uma pesquisa recente feita pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), comprovou que usar copos descartáveis consome mais água que reutilizar copos. Isso porque para a produção de copos, é utilizado até 3 litros de água para cada copo, que é utilizado apenas uma vez e depois jogado no lixo. A mesma quantidade de água é também usada na produção de copos resistentes, mas para lavar o copo para reutiliza-lo, é necessário apenas 300 ml de água.

 

4. Copos plásticos descartáveis são prejudiciais à saúde

Os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada estireno. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade dessa substância acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde.

Por isso, se você ainda utiliza copos descartáveis, pense bem antes de usar esses copinhos “inocentes”. Pequenas mudanças (levar o próprio copo de casa, pedir sempre copos reutilizáveis ou retornáveis em festas, bares e restaurantes) podem mudar o mundo e fazem uma diferença enorme para o meio ambiente.

 

5. Os copos reutilizáveis têm um impacto bem MENOR

Para a implantação dos copos retornáveis e reutilizáveis na UEFA EURO (campeonato europeu de futebol), os ministérios do meio ambiente da Alemanha, Áustria e Suíça fizeram uma pesquisa de impacto ambiental que comprovou que o sistema de copos reutilizáveis e retornáveis são até 25 vezes menos impactantes para o meio ambiente que todas as outras opções de descartáveis.

Até mesmo copos feitos a partir de biodegradáveis (a base de amido de milho) e papéis são materiais mais impactantes que os copos reutilizáveis a base de PP (polipropileno), aço inox, vidro e louça.

Em geral, a fabricação de reutilizáveis pode gerar impacto ambiental superior ao dos copos descartáveis. No entanto, o impacto diminui com o tempo em que o copo é reutilizado. Todo reutilizável tem um ponto em que se torna mais ambientalmente amigável que o descartável. Um estudo feito pelo engenheiro ambiental Pablo Paster mostra que, após 24 usos, uma caneca de aço inoxidável quita sua pegada com relação aos copos de papel, por exemplo.

E agora, o que fazer?

Para muitos especialistas, a solução passa pelos reutilizáveis. Ao fazer a escolha de reutilizar algo, você está ativamente diminuindo sua pegada ambiental e deixando de incentivar o ciclo de consumo que faz tão mal ao ambiente.

Dentre as opções, temos: Garrafas plásticas reutilizáveis tipo “squeeze” (certifique-se que são livres de BPA, ou “BPA free”); garrafas ou copos de alumínio ou aço inox; copos, xícaras ou canecas de cerâmica ou vidro; copos ou canecas plásticas reutilizáveis (certifique-se que são livres de BPA, ou “BPA free”).

Observação: Os poucos copos plásticos descartáveis de água e café, que ficarão disponíveis nos locais onde têm bebedouros e garrafas com café e chá, serão para atender, apenas, as necessidades do público externo, cidadãos, eleitores e convidados que estejam nas unidades da Justiça Eleitoral em Rondônia.

 

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

 

Fonte: por Mariliane de Pinho Bezerra


Fale Conosco

Avenida Marechal Rondon, 1218 Ji-Paraná
| | (99) 92598-8069
somnativo1@gmail.com