Plantão
Educação

50 anos:Projeto Rondon será realizado em Rondônia

Publicado dia 04/04/2017 às 12h00min
Em 2010, o projeto esteve no estado com a Operação Mamoré, onde 15 municípios foram beneficiados

Na comemoração dos 50 anos, o ‘Projeto Rondon’ será realizado em Rondônia em julho deste ano. A Operação 'Rondônia Cinquentenário' acontecerá em 15 municípios e distritos de Rondônia, que receberão a equipe que está sendo capacitada em Porto Velho. Os professores que coordenarão as oficinas que serão realizadas pelo projeto estão no estado desde o último sábado (1º). A Operação será realizada entre 7 a 23 de julho, quando os participantes estarão durante 12 dias realizando as ações nos municípios escolhidos.

 

De acordo com o tenete coronel Alexandre Sholtz, coodernador de comunicação social do Projeto Rondon, o objetivo da vinda dos professores é para que eles visitem in loco as comunidades que receberão os trabalhos do projeto. Estarão presentes na operação 3.010 pessoas entre estudantes e professores de diversas Instituições de Ensino Superior de todo o país, que são chamados de 'Rondonistas'.

 

Conforme Sholtz, o projeto voltou ao estado para comemorar meio século de existência. “O Projeto Rondon em 1967 teve sua primeira operação aqui em Rondônia. Voltamos a Porto Velho e região para comemorar os 50 anos e trabalhar a cidadania dos Rondonistas em trazer o desenvolvimento sustentável para a região”, explica o coronel.

 

Em 2010, o projeto esteve no estado com a Operação Mamoré, onde 15 municípios foram beneficiados. As oficinas realizadas são ações voltadas à sustentabilidade da cidade, para que possam melhorar a convivência da população.

Projeto Rondon comemorará 50 anos com ações em Rondônia com oficinas (Foto: Projeto Rondon/Divulgação)

Projeto Rondon comemorará 50 anos com ações em Rondônia com oficinas (Foto: Projeto Rondon/Divulgação)

 

 

“Como temos oito municípios que já participaram da operação, o retorno dará a dimensão do projeto, do que foi realizado naquela época e os que continuam ainda hoje. São ações voltadas para os multiplicadores, para os gestores públicos, ações vindas das sociedades. Pretendemos deixar para os gestores algo para eles construírem aos poucos e deixarem o legado”, explanou o coronel.

 

Além de alunos voltados para a área sustentável, alunos de comunicação participarão do projeto divulgando as ações nas mídias digitais. Segundo Nadja Hartmann, coordenadora da equipe de comunicação, 10 alunos de jornalismo, publicidade e propaganda e designer estarão produzindo conteúdo das oficinas realizadas.

 

“Nosso grande desafio é justamente falar do Rondon, passar toda essa experiência dos Rondonistas, dos professores e da comunidade, que é transformadora. O conjunto da comunicação tem esse desafio, essa responsabilidade de passar todo esse trabalho, de viver na comunidade e passar a realidade também desse projeto”, explicou Nadja.

 

As 15 cidades contempladas pela Operação Rondônia Cinquentenário são: Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo, São Miguel do Guaporé, Texeiropólis e Urupá. Em Porto Velho as ações serão as comunidades ribeirinhas do baixo madeira, nos distritos de Cujubim Grande, Nazaré e São Carlos.

Alunos receberão instruções para participar do projeto (Foto: Divulgação/UEPG)

Alunos receberão instruções para participar do projeto (Foto: Divulgação/UEPG)

O projeto é realizado pelo Ministério da Defesa, Ministério da Educação, Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

Projeto Rondon
O Projeto Rondon teve início em 1967, sua primeira operação foi realizada em Rondônia, com 30 alunos participantes e dois professores coordenando. Em 1989 as atividades foram encerradas, voltando somente em 2005.

De acordo com o Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma ação governamental realizada em parcerias com as instituições de ensino superiores, prefeitos, comunidade e representantes comunitário. Além disso, tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Fonte: G1/RO