Forte onda de frio passa sobre o Brasil nos próximos dias

Forte onda de frio passa sobre o Brasil nos próximos dias
Foto: Getty Images
Forte onda de frio passa sobre o Brasil nos próximos dias

Uma nova frente fria avança sobre o som do Brasil nesta sexta-feira (10), e vem trazendo uma forte onda de frio.  A passagem desta frente fria sobre o Sul não deve provocar muita chuva,  porém a atuação de um ciclone extratropical provoca fortes rajadas de vento no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.  As rajadas em média devem ficar entre 60 e 80 km por hora,  mas eventualmente podem ter picos entre 80 e 100 km/h.

Essa frente fria aumenta as áreas de instabilidade que já estão espalhadas sobre os estados de São Paulo,  Rio De Janeiro,  parte de Minas Gerais,  Mato Grosso do Sul,  Mato Grosso,  Rondônia, Acre e também em parte do Amazonas.  No decorrer do dia esses estados vão sentir o aumento da chuva que pode cair forte em vários locais. 

As capitais São Paulo,  Rio de Janeiro,  Campo Grande,  Cuiabá,  Porto Velho e Rio Branco podem ter momentos de chuva moderada a forte no decorrer desta sexta-feira (10).

Onda de frio

Uma forte massa de ar fria de origem polar vem junto com essa frente fria e caracteriza a terceira onda de frio do ano de 2022 a se espalhar sobre o Brasil.

 

Essa onda de frio será mais forte do que a da segunda quinzena de maio em algumas áreas do país.  Desta vez, o ar frio polar intenso não vai conseguir chegar até a região do Distrito Federal ou ao Tocantins, como ocorreu em maio.  

 

No período de passagem dessa onda de frio, o frio mais intenso será observado sobre a Região Sul do Brasil, onde os efeitos desta massa polar serão mais fortes do que aqueles observados em meados de maio.

Quando vai começar a esfriar?

Os primeiros efeitos dessa nova onda de frio começam a ser sentidos já no decorrer da tarde noite desta sexta nos estados da Região Sul e também em Mato Grosso do Sul.  Estas áreas já vão sentir um declínio acentuado da temperatura ao longo do dia.

 

Mas é no decorrer do sábado, 11 de maio, que o frio intenso vai se espalhar sobre o centro-sul do país. Esta onda de frio atua com muita força no domingo, 12, e também na segunda-feira, 13 e na terça-feira, 14 de maio. Na quarta-feira, 15, o ar polar se afasta e as temperaturas voltam subir rapidamente.

Geada

Além de temperaturas bastante baixas,  que vão ficar abaixo de zero nos estados da Região Sul,  essa onda de frio também vai causar geada em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais.

Os três estados da Região Sul vão ter geada,  de forma ampla e poderá ser moderada a forte em várias regiões, nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio de 2022. 

No sul do estado de São Paulo,  há condições para geada nos dias 12 e 13 e 14  de maio de 2022. A geada deve ocorrer com fraca moderada intensidade.

No sul de Mato Grosso do Sul, condições para geada no domingo, 12 de maio. A geada deve ocorrer com fraca moderada intensidade.

No sul de Minas,  nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, há condições para geada nos dias 13 e 14 e talvez no dia 15 de maio. A geada deve ocorrer com fraca moderada intensidade.

Temperaturas negativas

Essa forte onda de frio que passa sobre o Brasil nos próximos dias terá potencial para provocar temperaturas abaixo de 0°C nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É possível que cidades mais altas da Serra da Mantiqueira,  como Campos do Jordão (SP),  Maria da Fé (MG) e Monte Verde (MG)  registro em temperaturas negativas.

Pelas medições oficiais do Instituto Nacional de meteorologia e também do Epagri/Ciram,  a menor temperatura registrada no Brasil, em 2022,  até o dia 10 de junho foi de -5,4°C em Urupema/Parque de exposição, no dia 20 de maio. 

Esse recorde poderá ser batido durante a passagem desta nova onda de frio sobre a Região Sul do Brasil.

Neve

Apesar do frio intenso esperado para os próximos dias sobre o Sul do Brasil, até o momento não há  umidade suficiente para que haja formação de nuvens de neve no Sul do Brasil. Por enquanto a ocorrência do fenômeno  não está sendo considerada.

Recordes de frio em capitais

A previsão indica que às três capitais da Região Sul do Brasil registrem os novos recordes de menor temperatura para o ano de 2022 durante a passagem desta nova onda de frio sobre o país. Também a possibilidade de novo recorde de frio em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Para as outras capitais do Sudeste e do Centro-Oeste, embora ocorra uma queda de temperatura acentuada, não há previsão de que o frio supere as marcas observadas na onda de frio de meados de maio de 2022.

Fonte:clima tempo o