Cidades mais ‘frias’ de Rondônia podem atingir 40°C durante onda de calor

Cidades mais ‘frias’ de Rondônia podem atingir 40°C durante onda de calor

- em Destaque, Geral
108
0

Vilhena, Cabixi e outras cidades do Cone Sul devem registrar temperaturas recordes nos próximos dias

Por Redação Cerejeiras Noticias

As cidades mais frias de Rondônia, como Vilhena e Cabixi, devem registrar temperaturas acima dos 40°C nos próximos dias, devido a uma onda de calor que afeta diversas regiões do país.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que as temperaturas devem aumentar gradativamente em Vilhena, chegando a 40°C na sexta-feira (17). Em Cabixi, a situação é mais crítica: os termômetros podem ultrapassar 42°C.

E o calor extremo vem acompanhado de chuva. Em ambos municípios, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde e noite.

Cerejeiras (RO), Corumbiara (RO) e Pimenteiras do Oeste (RO) também podem chegar a 42°C, segundo previsão do Inmet.

As altas temperaturas são incomuns no Cone Sul de Rondônia, principalmente em Vilhena, onde os termômetros ficam abaixo dos 10°C em determinados períodos do ano. Em 2021, por exemplo, os moradores tiveram que resistir a um frio de 8,5°C.

Um alerta vermelho de calor extremo foi emitido pelo Inmet na última semana, prevendo temperaturas com 5°C acima da média para vários municípios do país, incluindo as cidades de Rondônia.

Em Vilhena, a Defesa Civil também alertou a população sobre a onda de calor e deu dicas para que a população possa lidar com o calor.

São elas:

  • Manter-se hidratado
  • Optar por roupas leves e claras
  • Evitar exposição direta e prolongada ao sol, especialmente entre as 10h e 16h
  • Escolher alimentos leves, ricos em água e sais minerais, como vegetais e frutas

Em situações de emergências, a população pode acionar os seguintes números:

  • 199 – Defesa Civil
  • 193 – Corpo de bombeiros

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Cartório Eleitoral da 30ª Zona Eleitoral realizou uma operação especial no Distrito

Espalhe por ai: Nos dias 8, 9 e